29 abril, 2010

Pastoral da Aids em mobilização por falta de ARV

ONG’s integrantes do Fórum ONG Aids do RS como a Pastoral da Aids e Casa Fonte Colombo, representantes da Rede Católica frente ao HIV e Aids - América Latina e o Caribe e portadores de HIV e Aids, protestaram ontem contra a falta de medicamentos em Porto Alegre.

São três remédios em falta, entre eles o abacavir, usado quando o paciente apresenta resistência ao tratamento. Além da falta de remédios, há outro problema. Exames que deveriam ser feitos de três em três meses, para aferir se o tratamento está fazendo efeito, estão sendo marcados para somente para o fim do ano.

A Secretaria da Saúde diz que o equipamento usado para os exames está quebrado e será substituído nos próximos dias. Já os medicamentos dependem de repasse do Ministério da Saúde (MS).

— O que nós temos são as informações do MS, que estão no site, e que ultimamente os prazos dados não têm sido cumpridos — explica o diretor do departamento de Ações e Saúde, Francisco Bastos.

— Nós defendemos perante o Ministério Público que se tenha um estoque regulador para os medicamentos. A vida das pessoas está dependendo desses medicamentos — disse o coordenador do Grupo Somos, Gustavo Bernardes.

Segundo o Ministério da Saúde, o abacavir já chegou ao país e será distribuído a partir da próxima terça-feira.

Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!