28 outubro, 2010

Pastoral da Aids realiza VIII Seminário de Prevenção ao HIV e Assembleia Nacional em Porto Alegre


A Pastoral da Aids é um serviço da Igreja Católica que, desde 2002, vem contribuindo na resposta à epidemia das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) no Brasil. Para responder com qualidade a esse desafio, anualmente, a Pastoral da Aids realiza um Seminário Nacional de Prevenção e a cada três anos reúne-me sem assembleia para dialogar os mais diversos temas relacionados ao trabalho que desenvolvem.  


 
            Diante dessa realidade, neste ano, com o objetivo de estabelecer um plano de ação para 2011-2013 que contemple as dimensões já trabalhadas no intuito de ampliar e qualificar sua atuação no enfrentamento da epidemia, a Pastoral da Aids realiza entre os dias 28 e 30 de outubro, em Porto Alegre (RS), a sua IV Assembleia Nacional e VIII edição do Seminário de Prevenção. Reunidos na Casa de Encontros Convento São Lourenço Brindisi, aproximadamente 100 pessoas representando as cinco regiões do país, durante os três dias de evento, estarão refletindo sobre o tema “Reinventando caminhos para responder com eficácia”.
            Entre os expositores que compuseram a mesa da abertura oficial do seminário, esteve frei José Bernardi, secretário executivo da Pastoral da Aids, representando o presidente da pastoral, Dom Eugene Lambert Adrian Rixen; Tina Taborda, representante do Fórum ONGs/Aids – RS; Beatriz Pacheco, da Rede Nacional de pessoas vivendo com HIV (RNP – Porto Alegre); Sandra Sperotto, coordenadora do Departamento de Ações em Saúde; padre Tarcisio Arsenio Rech, secretário executivo do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Após exposição inicial, os presentes tiveram a oportunidade de dialogar sobre a realidade da Aids no Brasil: panorama, desafios e conquistas e os desafios do enfrentamento das DST na atenção básica.
Para contribuir na reflexão desta quinta-feira, foram convidados Dirceu Greco, diretor de Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e Vitor Fonseca, da Unidade de Doenças Sexualmente Transmissíveis, responsável pela articulação com as organizações não governamentais e movimentos. O evento terá continuidade na sexta-feira com a presença do frei Flavio Guerra e frei José Bernardi discutindo sobre o Ensino Social da Igreja e Saúde; Aids nos Documentos de Aparecida e da CNBB; Jeito pastoral de enfrentar a Epidemia da Aids.
Ainda amanhã, 29, também estará presente no encontro o presidente da Pastoral da Aids, Dom Eugene Rixen. O seminário encerra-se no sábado, 30, com o planejamento da ação e aprovação do plano de trabalho para o próximo triênio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3346.6405.

Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!