09 outubro, 2011

Santa Maria realiza qualificação para teste de Aids



A Pastoral da AIDS - Arquidiocese de Santa Maria promoveu no dia 08 de outubro a capacitação para qualificar agentes e outros profissionais para o Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce para HIV e Hepatites.
O Programa visa orientar e incentivar as pessoas a realizarem testagem para HIV e hepatites.
A Capacitação aconteceu no salão paroquial da Igreja do Rosário, em Santa Maria, com presença de 43 pessoas dentre elas: estudantes de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, agentes de pastorais e representantes da rede de saúde do município e do Hospital Universitário - HUSM.



Frei Marcelo Monti, que assessorou a capacitação, abordou o histórico de como esta campanha foi pensada e a parceria entre a Pastoral da Aids e o Ministério da Saúde, os motivos de realizar este incentivo ao diagnóstico precoce bem como a forma de abordar as pessoas durante a ação de visitação.
Além do Frei Marcelo, os presentes puderam contar com a contribuição do Dr. Alexandre Schwarzbold, médico, chefe do Depto de Infectologia do HUSM, que abordou alguns dados estatísticos que reforçam o incentivo ao diagnóstico precoce para HIV e Hepatites, além de abordar sobre o que são as hepatites, sintomas e conseqüências do diagnóstico tardio.
Além do estudo, os participantes realizaram dinâmica para trabalhar as dúvidas e mitos sobre AIDS, trabalho em grupos para pensar ações e atividades concretas que possam ser realizadas durante o período de visitação aos moradores da região oeste de Santa Maria, onde será o piloto deste Programa na cidade de Santa Maria.
Fonte: http://pastoraldedstaids-diocesedesantamaria.blogspot.com/
Notícia elaborada por: Andréia Silva

Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!