31 julho, 2014

AIDS E RELIGIÃO em Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas



 Nos meses de junho e julho, foram realizados os primeiros dois encontros de Aids e Religiões. Os encontros estão sendo organizados a partir de uma agenda que acontecerá em seis municípios do estado: Porto Alegre, Santa Maria, Uruguaiana, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Rio Grande. O objetivo é aproximar as religiões com a política de Aids do Estado e dos respectivos municípios em vista de definição de estratégias para a resposta à epidemia do HIV e da aids bem como aprofundar temas de interesse e partilhar as ações desenvolvida por cada matriz religiosa.

 Em Caxias do Sul estiveram presentes a matriz Africana, Católica, Evangélicos, Espiritas juntamente com representação da sociedade civil, representantes da sessão de DST/Aids/RS, da Secretaria da Saúde, 

 Em Passo Fundo estiveram presentes representantes das matrizes religiosas Afro Brasileira, Católica, Doutrina Espírita bem como as organizações da Sociedade Civil, representantes da Sessão de DST/Aids do Estado do RS, da Secretaria de Saúde de Passo Fundo e lideranças vincularas ao movimento de aids de Passo Fundo

Em Rio Grande estiveram presentes no encontro autoridades municipais, eclesias e representantes de diversos setores da sociedade civil. Por uma questão logística esta etapa contou com a participação dos municípios de Rio Grande e Pelotas.


 Em ambos os eventos houve uma mesa de debates onde cada matriz religiosa pode aprofundar suas ações, estratégias e contribuições no trabalho de prevenção do HIV e acompanhamento das pessoas que vivem e convivem com Aids. No final do encontro foi aprofundada a possibilidades que no conjunto dos atores presentes; matrizes religiosas e programa municipal de aids percebem para ações complementares e conjuntas para os municípios bem como se pactuou o compromisso de organizar um GT local para discutir parcerias e formas de implementar ações conjuntas.

Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!