02 dezembro, 2010

Pastoral da Aids de Porto Alegre promove mutirão para realizar o teste

Um verdadeiro mutirão formado por agentes das Pastorais da Criança e da Aids, lideranças de paróquias, seminaristas, religiosos, universitários, voluntários e pessoas vivendo com HIV que participam da Casa Fonte Colombo esteve, no dia mundial de luta contra a Aids, conversando com a população sobre a importância do teste da Aids. Em torno de 150 pessoas participaram da ação.


As equipes foram distribuídas em cinco pontos do centro de Porto Alegre. Foram entregues aproximadamente 50 mil folhetos com informações de inventivo ao teste e os locais para a realização do mesmo.

O contentamento da equipe era visível. “O simples gesto de alcançar panfletos à população despertou em todos, sobretudo nos usuários, um forte sentimento de autoestima e de participação na luta contra a Aids”, relata Mariela Calcagno da Rede Católica frente ao HIV e Aids da América Latina e Caribe.

Zilda Martins do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Caio Fernando informou que durante o mutirão aumentou a procura pelo serviço: “muitos disseram que ficaram sabendo do teste através da campanha que vocês fizeram, eram pessoas que já tinham vontade de fazer o teste, mas faltava um estímulo. Para atender a demanda suscitada pela campanha decidimos ao menos por essas semanas, não fechar ao meio dia”.

O mutirão para incentivar a testagem foi parte das atividades do Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Pastoral da Aids. Segundo o Ministério da Saúde, 40% dos diagnósticos positivos são tardios, ou seja, muitos descobrem o HIV quando já estão doentes. O diagnóstico precoce garante mais qualidade de vida e torna o tratamento mais eficiente.



Ao final do dia, celebrou-se na Paróquia Nossa Senhora da Pompéia uma missa por todas as pessoas com Aids. Frei Franklin, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Aids agradeceu a presença de todos os voluntários que participaram do mutirão e os convidou a integrar a equipe de Animação e Articulação desta  Pastoral que se reúne na Igreja da Pompéia, bimestralmente.

Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!