18 abril, 2011

Palestra de prevenção em Rede de Comunidades de Gravataí


O conhecimento somente tem sentido quando partilhado. E conhecimento partilhado produz vida. Essa é experiência feita por Dulce Nascimento e por Rosângela dos Reis, lideranças da Rede de Comunidades São José de Gravataí. Há apenas duas semanas atrás elas fizeram a capacitação para novos agentes da Pastoral da Aids e já organizaram uma palestra de prevenção para as famílias que são atendidas pelo projeto “Banco de Alimentos” e pela Pastoral da Criança do local. A propósito, é bom lembrar que Dulce e Rosângela, são líderes da PACRI, mais um sinal da consistente e consolidada parceria estabelecida entre essas duas pastorais.
A palestra de prevenção ao HIV/Aids foi realizada nesta terça feira, manhã e tarde, em duas comunidades, atingindo aproximadamente 150 famílias. O grupo foi extremamente participativo.
Muitas mulheres relataram que a solicitação do o exame anti-hiv ocorre geralmente via clínico geral da Unidade Básica de Saúde da Comunidade e que as mesmas se sentem constrangidas com esse procedimento. Coube as lideranças capacitadas pela Pastoral da Aids investigar se Gravataí  tem  SAE (Serviço de Atendimento Especializado) ou CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento - são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis).
O trabalho contou ainda com a presença da Fonte Colombo e de Frei Elcio Bartsch, agente da Pastoral da Aids da Lomba do Pinheiro, Porto Alegre. 


Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!