13 outubro, 2009

VII Seminário Nacional de Prevenção da Pastoral da DST/AIDS


Aproximadamente 80 agentes da Pastoral DST/AIDS de todo o país estiveram reunidos, entre os dias 9 e 12 de outubro do Centro Cultural de Brasília (DF). O motivo do encontro foi a realização do VII Seminário Nacional de Prevenção DST/AIDS que apresentou o tema “Prevenção: Perspectivas e Desafios na Resposta da Igreja”.
Durante os quatro dias de reflexão, os presentes puderam dialogar sobre a sexualidade na perspectiva cristã, o significado da Igreja na tarefa de prevenção, a situação atual da epidemia da AIDS, além de perceber nos elementos espirituais o fortalecimento para a prevenção. Para facilitar a reflexão dos eixos que nortearam o encontro, alguns especialistas como Ivo Brito, coordenador da unidade de prevenção, Beatriz Pacheco, representante legal da ONG RNP+POA, Pe. José Trasferetti, teólogo moralista, Alexandre Rangel, biblista do CEBI, Rubens Mota, Frei Lunardi, assessor nacional da Pastoral DST/AIDS.
Além das assessorias realizadas através dos painéis de diálogo, os participantes da 7ª edição do seminário puderam participar de oficinas sobre centros de convivência, sustentabilidade e capacitação para administração dos blogs dos regionais da Pastoral DST/AIDS. Momentos de intensa mística e celebração da vida também foram realizados, destacando a riqueza existente nos diversos regionais presentes do encontro, com destaque à devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Como resultado das reflexões e aprofundamento do diálogo sobre o tema central do Seminário, foi redigida uma carta endereçada aos governos, à Igreja, à sociedade civil, às organizações, aos portadores do HIV/AIDS, entre outros públicos envolvidos direta ou indiretamente com a temática da AIDS. Em anexo a “Carta de Brasília”. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria da Pastoral: secretaria@pastoralaids.org.br (Daiane Bristot)

Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!