08 fevereiro, 2010

Fé e prevenção na procissão dos Navegantes

Dois de fevereiro, feriado no município de Porto Alegre. Motivo: dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Nesse ano, mais de 100 mil pessoas saíram às ruas acompanhando a imagem que partiu da Igreja Nossa Senhora do Rosário ao seu santuário, próximo a avenida Sertório. Esta é considerada uma das maiores manifestações religiosas do estado e é possivelmente, a mais sincrética.

Oficialmente o evento é dedicado a Nossa Senhora dos Navegantes, mas não faltam os que se dirigem à Santa chamando-a de Iemanjá. Carregam enormes velas, flores, caminham descalços, fazem promessas, pedem e agradecem. Sob muito calor e no meio de todo aquele povo, com muita alegria, encontramos alguns participantes da Casa Fonte Colombo nesse momento de fé.

A Casa Fonte Colombo e a Pastoral da Aids marcaram presença nesta procissão informando a população sobre HIV/Aids. Neste ano, procurou-se dar destaque para a campanha de incentivo ao diagnóstico precoce, alertando para a importância de se fazer o teste anti-hiv. Foram distribuídos folhetos para públicos específicos: para homens, mulheres e gestantes com os endereços dos locais em que são realizados os testes em Porto Alegre. Houve boa receptividade por parte dos fiéis que ali estavam. Um senhor manifestou seu apoio a essa ação dizendo: “Perdi um filho com essa doença, precisamos evitar que mais pessoas sofram como ele sofreu, podem contar sempre com minhas orações”, conclui o devoto.

Que Maria, a Mãe dos Navegantes, interceda por todos nós, a fim de que possamos enfrentar com fé, coragem e esperança, todos os mares revoltos provocados pela epidemia e navegarmos cada vez mais para uma vida repleta de saúde.

Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!