18 outubro, 2010

Ação Comunitária na Vila Liberdade em Porto Alegre


Ações do Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce mostram resultados.

Nesse mês de outubro a Ação Comunitária do Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Pastoral da Aids de Porto Alegre contou com momentos de aquecimento. Antes da Ação propriamente dita, distribuímos material informativo sobre a importância do teste anti-hiv em paradas de ônibus, na Usina do Gasômetro (ponto turístico de Porto Alegre), falamos sobre o teste no interior dos coletivos e em bares freqüentados por universitários.



Nosso trabalho é de formiguinha, humilde e discreto, mas tem mostrado resultados, as pessoas ligam para a Fonte Colombo perguntando pelo teste – relata Mariela Calgno, integrante da equipe do Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce. Segundo Tânia Figueiró, coordenadora da Seção DST/AIDS do RS, houve um aumento significativo pela procura do teste nos CTA (Centro de Aconselhamento e Testagem) da Capital.
Na sexta feira, 15 de outubro visitamos a Vila Liberdade, que compõe o Bairro Farrapos em Porto Alegre. As líderes da Pastoral da Criança do local engajaram-se completamente na Ação, graças a elas foi possível acessar becos e ruelas que seriam despercebidos por quem não é da Comunidade. Conversamos com crianças, jovens, adultos e idosos. A terceira idade mostrou grande interesse pela temática.

Considerando que os moradores da Vila Liberdade devem tomar dois ônibus para se dirigirem ao CTAs de Porto Alegre, pergunta-se: como facilitar o acesso e deslocamento da população aos lugares em que o teste é realizado de forma centralizada? Eis uma questão a ser debatida pela Pastoral da Aids com o Serviço de Saúde Municipal e Estadual.

Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!