31 março, 2011

Informação em forma de multirão na Vila Gaúcha

A Vila Gaúcha  recebeu nesta tarde uma chuva de informações sobre o Teste do HIV. 
Neste último dia do mês de março, integrantes do Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Pastoral da AIDS, Pastoral da Saúde e Pastoral da Criança e voluntários da Casa Fonte Colombo visitaram a Comunidade Vila Gaúcha do Morro Santa Teresa em Porto Alegre. 


Os voluntários percorreram os mais estreitos becos, subiram as mais íngremes ladeiras, procuraram não deixar nenhuma casa de fora, mesmo aos que não estavam em casa foi deixado material informativo. Ao todo foram visitadas 453 famílias.
A equipe procurou informar à população que qualquer pessoa pode ter HIV e que muitos sequer sabem que são portadores desse vírus, visto que depois que alguém é infectado pode haver um longo período sem manifestação de sintomas. A mensagem do grupo era direta e objetiva: a única forma de alguém saber se tem HIV é fazendo o teste.
Em diálogo com o médico da Unidade Básica de Saúde do local fomos informados que em três meses três gestantes receberam diagnóstico positivo, isto indica que os trabalhos de prevenção a epidemia devem ser intensificados. O médico informou ainda que em breve os profissionais de saúde formarão um grupo de adesão ao tratamento no Centro Comunitário.
A próxima Ação Comunitária do Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce será em junho. Seja você também um voluntário da Pastoral da Aids. Maiores informações pelo fone: (51) 33466405 ou pelo e-mail: sul3@pastoralaids.org


Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!