12 julho, 2011

Formar lideranças: um exemplo a ser seguido

         Liderança da Diocese de Cachoira do Sul após participar de capacitação da Pastoral da Aids capacita e mobiliza outras lideranças para assumir este serviço. Abaixo a história de uma multiplicadora de conhecimentos.

      Em abril de 2011, a professora Odete, uma liderança da diocese de Cachoeira do Sul participou da capacitação para novos agentes da Pastoral da Aids do RS. A professora trabalha em torno de sessenta horas em uma escola. Com essa carga horária é quase impossível desenvolver um trabalho pastoral, certo? Errado. A professora Odete colocou em prática dois princípios básicos da Pastoral da Aids: trabalhar de forma articulada (envolver e promover outras lideranças); não criar muitas estruturas (onde tu estás, tu és a Pastoral). Eis os fatos que ilustram essa realidade: 
        Em Cachoeira do Sul a Vigília pelos mortos de Aids foi realizada na Escola em que trabalha a professora Odete. Para fazer memória das pessoas que morreram com Aids e para celebrar iniciativas que promovem a vida os estudantes confeccionaram uma colcha de retalhos que será utilizada em todos os encontros da Pastoral.
    Sabendo que não poderia trabalhar sozinha a professora convidou uma liderança por paróquia para compor a equipe da Pastoral da Aids local. Eles responderam ao convite e no dia 10 de julho aconteceu o primeiro encontro de formação de lideranças da Pastoral da Aids da diocese de Cachoira do Sul. Na ocasião, Paulo Daniel Bordignon assumiu a coordenação diocesana desta pastoral.

Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!