01 maio, 2010

Reunião dos Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Aids

No último dia do mês de abril reuniu-se em Porto Alegre os coordenadores diocesanos da Pastoral da AIDS do Regional Sul 3. Os participantes relataram as atividades desenvolvidas em suas respectivas dioceses, bem como os desafios encontrados ao longo da caminhada e os planejamentos do presente ano.

Frei Luis Carlos Lunardi, lembrou que a Pastoral da AIDS não exige grandes e complexas estruturas. Bastam equipes locais e bem capacitadas, qualificadas para fazer relação com as esferas da Igreja local com programas municipais e levar informações corretas e seguras para toda a população, atentos a situações de maior vulnerabilidade. O grupo concluiu que a Pastoral da AIDS se faz com pequenos gestos e o somatório de todos esses gestos resulta em grandes obras.

O grupo refletiu também sobre as possibilidades de ampliação do Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce. Ficou estabelecido que o Programa será desenvolvido primeiramente nas Dioceses que solicitarem. As cidades que desejarem implantar o Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce devem conversar com bispo, com o pároco e com os coordenadores de DST / AIDS do município. Trata-se de um Programa que visa criar uma cultura para realização do teste, visto que muitos descobrem a doença em estágio adiantado. Os coordenadores diocesanos assumiram o compromisso de envolver demais pastorais sociais no Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce.

Nenhum comentário:

Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste do HIV!